top of page

A vida, as instituições e as organizações são feitas de ciclos. A Escola a que pertencemos, onde exercemos a nossa atividade e que ajudamos a “construir”, enceta também um novo ciclo. A eleição de um Conselho Executivo para o quadriénio 2015/2019.

 

Concorrer a este órgão escolar foi um processo amadurecido ao longo dos últimos meses. Achamos que este novo ciclo, permite-nos construir um projeto, baseado numa equipa coesa, motivada e preparada para os novos desafios.

 

Este é o tempo de auto crítica, de análise, de reflexão, do debate interno. Queremos construir uma escola melhor, onde “todos” têm um papel e uma ação fundamental no sucesso educativo.

 

Construída a equipa, acreditamos que vale a pena “ir à luta”. Estamos preparados, porque acreditamos em nós e na comunidade escolar.

 

É indispensável que o ambiente escolar se paute pelo respeito, pela cordialidade, pela interajuda, pelo trabalho interpares, que cada um dos seus membros se sinta valorizado no esforço e no trabalho que diariamente desenvolve.

 

Temos uma equipa motivada, com auto confiança, com capacidade de comunicação, espírito de grupo, poder de iniciativa, coragem para as mudanças e visão estratégica.

 

Acreditamos que o sucesso escolar, em todas as suas vertentes, depende em grande medida da “aptidão para criar” e numa aposta contínua das relações humanas. Como nos diz Paulo Freire “estabelecer laços afetivos com a comunidade educativa (…), dispor de “espaços” de relacionamento e de partilha (…)”.

 

Precisamos de instrumentos de prevenção e planos de ação para os alunos, em todas as suas componentes formativas, incluindo a disciplinar e a comportamental. A indisciplina compromete a qualidade da relação pedagógica e é um entrave ao trabalho, ao sucesso e à afirmação da escola.

 

Por uma efetiva liberdade de expressão e de divulgação, por uma Escola para todos e com todos, temos a certeza que vamos ajudar a Escola a crescer e a torná-la cada vez mais uma referência no panorama regional.

 

Tendo em consideração estes princípios e em conformidade com o disposto no Decreto Legislativo Regional n.º21/2006/M, Cap. II, art. 18º, ponto 1, a equipa candidata ao Conselho Executivo da Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva apresenta o Programa de Ação que pretende implementar no quadriénio 2015/2019.

 

As dificuldades podem ser geradoras de grandes desafios.

 

Contamos convosco! Podem contar sempre connosco!

bottom of page